A horta é como uma sala de aula, pois permite a integração e
enriquecimento de todas as atividades escolares. Quando faz parte do
currículo, proporciona a aprendizagem sobre os ciclos alimentares e
sua integração com outros ciclos, como o do plantio, cultivo,
colheita, compostagem e reciclagem, dessa forma, descobre-se que
esses ciclos fazem parte de ciclos maiores como o da água por
exemplo.
Na horta os alunos aprendem sobre as conexões da vida, aprendem que
o solo fértil contém bilhões de organismos vivos, este princípio
está sendo retomado por num movimento de retomada da agricultura
orgânica. Dessa forma, através do planejamento e organização de
uma horta orgânica na escola buscamos valorizar a agricultura
familiar gerando formas sustentáveis de vida no campo.
Com a nucleação de algumas escolas rurais, quando os alunos são
realocados em escolas urbanas, há certa desvalorização da cultura
e da vida do campo, pois os alunos são impostos à lógica urbana
nos períodos de estudo. Levando em conta que a maior parte da
população brasileira reside nas cidades, faz-se necessário que o
estilo de vida rural seja valorizado, principalmente nas escolas
rurais, levando os alunos à percepção da necessidade de gerar
novas formas de cultivo e geração de renda alternativas à
monocultura e de forma sustentável, para que assim, sintam vontade
de permanecer no campo.
Dessa forma, implementamos uma pequena horta orgânica na Escola municipal Dona Verônica Lira, na zona rural de Santa Clara, 3° Distrito de Porciúncula.
Bolsistas: Rafael Pizano, Manuela Pellegrini, Renata Mileni.
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