EDUCAÇÃO DO CAMPO
O projeto de extensão é embasado na tríade ensino, pesquisa e extensão integrada com a licenciatura em pedagogia a distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a participação da comunidade do campo de municípios do interior do estado do Rio de Janeiro. O vínculo com o polo presencial e as ações de participação permanente da comunidade nas atividades fortalece o sentido educativo e de cidadania, oferecendo uma nova maneira de fazer educação.
O projeto de extensão tem como base teórica a formação de professores para a cidadania (Paulo Freire) e valorização da educação do campo como proposta de mudança da educação a partir dos movimentos sociais no país, trazendo novos olhares sobre práticas do campo e conceitos teóricos em movimento de distanciamentos e/ou aproximações na busca de diálogo com a comunidade representante do campo brasileiro. O diálogo entre teoria e prática envolvendo o contexto de formação de professores para a educação do campo tem ampla fundamentação pedagógica e social, fazendo parte dos trabalhos do curso de pedagogia da UNIRIO. Ampla literatura sobre a formação de professores e a educação do campo (Caldart, Souza, Junior, Brandão, entre outros) e principalmente, ligada ao movimento dos trabalhadores sem terra e a grupos de pesquisa sobre o tema em diversas instituições do país.
OBJETIVOS DIVIDIDOS EM:
1) levantamento de registros documentais sobre a história da educação nos municípios (origem, escolas, estrutura, localização, classificação rural x urbano, professores, alunos, projetos pedagógicos, entre outros);
2) inventário de material histórico sobre a educação do campo (livros, carteiras, diários, fotografias, entre outros) localizada ao longo das atividades junto a comunidade do campo e secretarias municipais de educação e cultura;
3) planejamento e apoio na organização de hortas orgânicas nas escolas do campo;
4) Escrita individual e coletiva sobre as vivências de pesquisa e extensão.
METODOLOGIA;
Trabalho coletivo, que visa a potencializar o espaço tempo interdisciplinar de formação para docência como interface escola-universidade considerando a interdisciplinaridade, a multiplicidade e a complexidade dos fenômenos escolares contemporâneos. As atividades do tempo comunidade e universidade devem acontecer na escola parceria local, no contexto da educação do campo. A carga horária será semanal dos bolsistas nas escolas/secretarias/centro de memória local, divididas entre leituras, escritas e ações práticas de campo. No tempo comunidade, cada bolsista terá uma carga horária semanal, com apoio de orientação do professor presencial do polo e no tempo universidade, uma vez ao mês, encontro presencial no polo ou escola parceira, com a presença de todos os bolsistas e coordenador UNIRIO. A avaliação será em processo, de acordo com os objetivos, prazos e condições estipuladas mensalmente pelo coletivo, fazendo parte de diálogo no tempo universidade.
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