segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Educação de Porciúncula tem história? Tem sim senhor!


 No início do desbravamento do Município de Porciúncula a educação era realizada por professores particulares pagos pelos pais dos alunos nas sedes das fazendas.
Posteriormente começaram a surgir escolas públicas municipais e estaduais, onde faziam-se uso de castigos da palmatória e do “caroço de milho”.
No livro “Subsídios para a história de Porciúncula” o Dr. Edésio Barbosa da Silva aponta os nomes de alguns dos primeiros colégios do Município que ainda era o Distrito Santo Antônio do Carangola, como o do Professor Belmiro Peralta, o da Santa Luzia, o da Dona Sinhá, do Professor Sebastião Viveiros de Vasconcelos Campos, o Colégio Sagrado Coração de Jesus com internato e externato, este último foi o que existiu por mais tempo, era de educação religiosa e promovia festas e teatros. Muitos outros colégios também foram lembrados como o da Dona Bia, o Colégio Spenser, do Professor Castro e o Ginásio Norte Fluminense que seguia todas as formalidades legais.

Quase todos esses colégios funcionavam em antigos casarões e os primeiros professores públicos chegaram na época em que Geraldino Gonçalves era autoridade.
Corpo docente do Colégio Norte Fluminense que funcionava no antigo Casarão do Ivo.
 Com contribuição do estado em 28 de maio de 1921 foi inaugurado o grupo escolar nomeado de Orlinda Veiga, que foi o primeiro grupo a ser construído com fins educativos na região, porém hoje o prédio é utilizado para sediar o Fórum da comarca de Porciúncula e o Colégio Municipal Orlinda Veiga funciona em outro prédio inaugurado em 1957 e localizado na Rua Cirilo Furtado atendendo alunos do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos.
Grupo Escolar Orlinda Veiga (1921) onde atualmente funciona o Fórum.

Grupo escolar Orlinda Veiga (Dias atuais).
 Com o constante crescimento da cidade o Grupo Escolar Orlinda Veiga não comportava os alunos e com a doação do terreno feita pela viúva e filhos de João Francisco Braz foi construído um novo Colégio localizado no Bairro João Braz, inaugurado no dia 03 de março de 1969 recebeu o nome de João Francisco Braz.
Escola Municipal João Francisco Braz (Dias atuais).
 Em 09 de maio de 1947 com o apoio do Deputado Federal Carlos Pinto de do Prefeito de Itaperuna, do qual Porciúncula era distrito, foi inaugurado o Ginásio Gov. Edmundo de Macedo Soares e Silva, posteriormente renomeado de Colégio de Porciúncula, que no governo estadual do Dr. Celso Peçanha foi comprado pela Campanha de Educandários Gratuitos, porém, problemas financeiros impuseram dificuldades de funcionamento ao colégio, o que fez surgir a necessidade de junto ao governo do Estado a criação de um Colégio Estadual.
Corpo docente do Colégio de Porciúncula (1967).
 Em 28 de setembro de 1971 pela Portaria nº 24 do Secretário de Educação e Cultura Delton de Matos, foi designado o professor Ruy Figueiredo Neves para tomar as providências necessárias para a instalação do Colégio Estadual de Porciúncula no Município de mesmo nome, posteriormente o Colégio recebeu a denominação de José de Lannes Dantas Brandão.

Bolsistas: Rafael, Manuela, Renata. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...